twitter


Nome da atividade: Brincadeira Cantada Passa a Peneira

Objetivo do jogo:
  • v      Ampliar o repertório de brincadeiras.
  • v     Estimular o desenvolvimento do processo de ensino  aprendizagem em classes de alfabetização de uma forma  significativa e descontraída.
  • v       Perceber as dificuldades dos educandos referentes a       linguagem escrita.
  • v     Conhecer o que são versos e rimas.
  • v       Incentivar a oralidade e o falar em público.
  • v       Desenvolver a musicalidade dos educandos.
  • v             Exercitar a escrita correta das palavras.

Recursos/materiais: DVD e Televisão ou notebook e datashow, vídeo da brincadeira cantada Passa a Peneira, folhas A4, lápis, borracha, peneira.

Espaço: Pode ser no interior ou exterior da sala. Apenas precisa de um local suficientemente amplo, que corresponda a quantidade de participantes da brincadeira, onde estes ficarão em roda (círculo).

Participantes: A quantidade de participantes não é preestabelecida, com poucos ou com muitos é possível realizar. A idade também pode variar, crianças ou adultos em processo de alfabetização

Procedimentos/metodológicos: v  Mostrar o vídeo rodas e brincadeiras cantadas. (http://www.youtube.com/watch?v=xX93k7-0HgU) para que as crianças sejam contextualizadas sobre como acontece a brincadeira.

v  Dialogar sobre versos e rimas, percebendo a compreensão dos envolvidos e explicar seus significados, se for necessário.
v  Propor que cada um faça sua própria rima, para então brincarmos depois. Para isso reservar um tempo para pensarem e criarem suas rimas. Estas serão registradas em folhas ou caderno, para usarem sempre que precisarem.
v  Quando prontos os versos rimados, brincar com a música da peneira. Onde cada um terá a oportunidade de apresentar a seu verso rimado.
v  A letra da música: “Passa a peneira menina, menino vem peneirar, diga um verso com rima quando a peneira parar. Peneira, peneira, peneira parar, peneira, peneira, quando a peneira parar”.  Enquanto a música é cantada, os participantes, usando uma peneira, passarão adiante até o momento em que a letra diz: “peneira parar”. A pessoa que estiver com a peneira na mão, coloca-a em cima da cabeça e declama seu verso rimado. A música segue até que todos tenham a oportunidade de participar e apresentar seus versos.
Observações adicionais: Esta brincadeira pode ser incentivada a ser executada no intervalo, para que sejam evitadas as correrias habituais. E percebam que existem várias maneiras de se divertir, dentre elas, as brincadeiras cantadas e de rodas.
 
Aprendizagens:
  • v  O respeito mútuo estará sendo exercitado, e consequentemente apreendido, pois ao escutar os versos rimados dos colegas, o indivíduo poderá não concordar ou gostar do verso criado.
  • v  A autoestima também estará sendo fortalecida durante a brincadeira, no momento da declamação do verso rimado ao qual o indivíduo criou.
  • v  Os participantes da brincadeira desenvolverão suas capacidades rítmicas.
  • v   Conhecerão seus colegas de forma mais profunda, gostos, preferências, e a troca de experiências por meio das diferenças expostas em grupo.
  • v      Aprenderão o que é declamar, e como fazer declamações.

                AcadêmicasMICHELI DA SILVA
                              SANDRA DE BARROS FLORIANI
                                    SARA REGINA NAZÁRIO NOBRE         SILVANA SUMAR


 


 


 


 

0 comentários:

Postar um comentário